terça-feira, 20 de outubro de 2009

Pra casar.

Nem sempre foi assim, ele se tornou a pessoa que é hoje devido a sua longa e conturbada relação. Não foi feliz e nem conseguiu fazer feliz, pois baseou suas emoções no rancor da traição, na dor da perda, na solidão da distância e no eu e não no nós. Ele não conseguiu completar a amada e nem se completar e o pior é que crê, sem dó nem piedade de si mesmo, que não é merecedor de felicidade.

Ele se tornou uma pessoa amarga, solitária, fechada, isolada, incapaz de compreender o amor, de se deixar envolver, de sexo sem domínio, de se entregar, de se deixar completar. Se sente completo e feliz dentro da imensa solidão que o envolve.

Foi então, que certo dia, como nos contos de fada e qualquer semelhança não é mera coencidência, ele recebeu um adorável presente com um amável cartão e sua reação avessa era esperada, mas não compreendida. Nada mudou durante muito tempo, ele era exatamente o mesmo: feliz na sua infelicidade.

Apenas uma semente foi lançada em um péssimo solo, não era esperada uma linda planta. Não havia pretensões de um jardim florido ...

Foi então que ele viajou para bem longe, onde o frio inesperado gelou seu corpo e aqueceu seu coração. Vivênciou novas situações e ficou próximo de pessoas muito queridas, onde a distância é irrelevante, o sentimento é verdadeiro e os fatos verídicos. Ele presenciou a mais linda declaração de amor.

Baseada em um encontro único, inesquecível e singular. Era apenas uma imagem que ficou guardada na lembrança. Fisicamente era tudo que ele idealizava, mas haviam muitas dúvidas?! Idealizou o que faltava em sua vida, já tinha tanto sucesso e reconhecimento, já tinha dinheiro, amigos, estabilidade e fazia o que gostava. Faltava seu ideal de companheira, de sonhadora, de amiga, de amante, de desbravadora, de instabilidade estável. Sabia exatamente o que faltava e o que queria.

Queria um abraço apertado na chegada em casa e um beijo ardente a cada adormecer.

Sem qualquer planejamento, bailando, (re) reconheceu a mesma mulher de seu encontro único. A noite também foi única e especial e se expandiu durante três felizes e tranquilos anos.

Ambos se tornaram pessoas melhores, mais completas e felizes. Ele tem, a cada chegada, um abraço apertado, a troca de experiências, a conversa agradável, as divergências saudáveis, a inconstância da estabilidade e a instabilidade constante. Sempre tudo acaba com aquele beijo ardente, pré requisito básico do antes, do durante e do depois.

São felizes sem ansiedade, com tranquilidade, são muito mais tolerantes e com muito amor. Onde o eu te amo é mais que dito - é sentido.

Ele ouviu tudo isto de um jovem casal e reconheceu tudo que não tinha em sua vida, mas poderia ter. Soou um sino enorme em sua cabeça: "escolha errada"!!! Béeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee !!!

E ainda ouviu, para terminar, os seguintes versos de Mário Quintana. E como não há acaso, ele era gaúcho do Ale grete.

"Em maio de 98, escrevi um texto em que afirmava que achava bonito o ritual do casamento na igreja, com seus vestidos brancos e tapetes vermelhos, mas que a única coisa que me desagradava era o sermão do padre:
"Promete ser fiel na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, amando-lhe e respeitando-lhe até que a morte os separe?"
Acho simplista e um pouco fora da realidade. Dou aqui novas sugestões de sermões:

- Promete não deixar a paixão fazer de você uma pessoa controladora, e sim respeitar a individualidade do seu amado, lembrando sempre que ele não pertence a você e que está ao seu lado por livre e espontânea vontade?

- Promete saber ser amiga(o) e ser amante, sabendo exatamente quando devem entrar em cena uma e outra, sem que isso lhe transforme numa pessoa de dupla identidade ou numa pessoa menos romântica?

- Promete fazer da passagem dos anos uma via de amadurecimento e não uma via de cobranças por sonhos idealizados que não chegaram a se concretizar?

- Promete sentir prazer de estar com a pessoa que você escolheu e ser feliz ao lado dela pelo simples fato de ela ser a pessoa que melhor conhece você e portanto a mais bem preparada para lhe ajudar, assim como você a ela?

- Promete se deixar conhecer?

- Promete que seguirá sendo uma pessoa gentil, carinhosa e educada, que não usará a rotina como desculpa para sua falta de humor?

- Promete que fará sexo sem pudores, que fará filhos por amor e por vontade, e não porque é o que esperam de você, e que os educará para serem independentes e bem informados sobre a realidade que os aguarda?

- Promete que não falará mal da pessoa com quem casou só para arrancar risadas dos outros?

- Promete que a palavra liberdade seguirá tendo a mesma importância que sempre teve na sua vida, que você saberá responsabilizar-se por si mesmo sem ficar escravizado pelo outro e que saberá lidar com sua própria solidão, que casamento algum elimina?

- Promete que será tão você mesmo quanto era minutos antes de entrar na igreja?
Sendo assim, declaro-os muito mais que marido e mulher: declaro-os maduros."


Ele voltou mudado: voltou maduro!

Temperei a vida com a certeza de escolhas certas e espero que a justiça, a verdade, a bondade, o reconhecimento, o amor, o abraço apertado e o beijo ardente não me sejam indiferentes.